Educação Infantil
Desenvolvemos na etapa da Educação Infantil um trabalho dentro de uma rotina escolar que propicia as crianças e aos adultos envolvidos localizarem-se no tempo, no espaço e nas atividades desenvolvidas na escola. A rotina oferece referência, segurança e organização sem se contrapor ao pulsar, ao movimento e ao prazer, sendo coerente com os princípios que fundamentam nossa proposta de trabalho, possibilitando e /ou facilitando a realização de nossos projetos, sendo questionada e avaliada constantemente, para assegurar sua problematização e reestruturação, se necessário.
Realizamos atividades que convergem em direção à música, à dança. à literatura, ao desenho. às artes em geral, à matemática, às linguagens oral e escrita, à compreensão da relação sociedade e natureza, ao brincar, etc.
Privilegiamos o processo de construção da escrita nesta fase tão única, com conteúdos bem selecionados, analisando criticamente o planejamento, dando a oportunidade de atingir o estado chamado por Snyders (1988,pp.28-29) de “entusiasmo cultural”.